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  • Writer's pictureKeila Vitola Druzian

Como começar a exportar com experiência e assertividade?


Se tornar uma empresa conhecida e reconhecida internacionalmente pode parecer um grande e difícil passo. E é, para quem não sabe como fazê-lo. Para áreas específicas, como a farmacêutica e médica por exemplo, pode ser ainda mais em razão de toda complexidade que envolve este segmento.


Como muitos dizem, o Comércio Exterior não é para amadores e no caso da Exportação existe uma agravante: a reputação da sua empresa, pois uma internacionalização malfeita vai além do valor financeiro dispendido, pode prejudicar a imagem da empresa no exterior e ser um caminho sem volta cometer um erro num momento tão delicado como é a introdução no mercado internacional.


Erros como posicionamento da marca e de mercado, falta de conhecimento da cultura local, ausência de pesquisa de mercado, desconhecimento de leis e agências reguladoras no país-alvo são apenas algumas das dificuldades que o futuro exportador pode encontrar nessa jornada, isso sem mencionar as exigências burocráticas aqui no Brasil por parte da Aduana, pois não basta ter um CNPJ para estar apto para a Exportação.


Como começar a exportar pode parecer algo nebuloso, daremos aqui algumas dicas para ajudar sua empresa no início dessa jornada.


Como começar a exportar: Habilitar o RADAR e estar pronto para fechar câmbio


Para se aventurar no Comércio Exterior não basta apenas ter um CNPJ, uma das etapas para começar a exportar é ter um registro específico. Conhecido como RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros), cuja base legal hoje é a IN 1.984, de 27 de outubro de 2020.


O RADAR nada mais é do que uma habilitação exigida para empresas importadoras e exportadoras para que possam operar no SISCOMEX, um sistema integrado de registro de obrigações aduaneiras e fiscais gerenciado pela Receita Federal.


Qualquer operação formal de importação ou exportação deverá ser processada por este sistema. Pessoas físicas, jurídicas, entidades sem fins lucrativos e órgãos públicos podem obter a habilitação, basta verificar na instrução normativa os requisitos, critérios e documentos necessários.


A habilitação é subdivida em 4 modalidades do RADAR:

  • Expresso;

  • Limitado (USD 50 mil/Semestre);

  • Limitado (USD 150 mil/Semestre);

  • Ilimitado.

A instrução normativa mencionada acima irá definir a sistemática da Receita Federal para enquadrar as empresas em uma das modalidades.


Uma vez providenciado o RADAR, sua empresa estará apta a acessar o Siscomex, registrar uma Declaração de Exportação e vender, porém para receber este pagamento é recomendável já ter uma negociação, seja com o seu banco ou com uma corretora de câmbio especializada e de confiança, pois o pagamento deverá ser feito em moeda estrangeira, de modo que você precisará negociar a taxa cambial com ele, bem como as taxas de pagamento deste serviço, e esses valores se converterão em reais em sua conta bancária. Ter um banco ou corretora de confiança também pode auxiliar em definições de estratégias financeiras para estes recebimentos, desde aplicações até hedges (instrumento contratual que assegura preços para compra ou venda futura).


Fica aqui nossa indicação: Usamos a @travelex, que após muita pesquisa, se mostrou a mais competitiva e também com ótimo atendimento.


Como começar a exportar: Desenvolver a presença digital em língua estrangeira


Quando pensamos em internacionalização, antes mesmo do produto estar fisicamente no país-alvo, atualmente não existe ferramenta melhor do que a internet.



É através da página, seja em sites ou redes sociais, que muitos clientes encontram seus fornecedores, nacionais e internacionais, portanto, se sua empresa pretende se internacionalizar é imprescindível que essa comunicação seja feita ao menos na língua inglesa (ou dependendo do mercado-alvo na língua específica do país, como francês ou japonês, por exemplo). No caso do mercado latino ser um dos primeiros que as empresas brasileiras acessam, o espanhol é desejável.


Vamos pensar em um produto de higiene, beleza ou até um medicamento: é imprescindível que haja uma correta tradução não apenas da bula e do modo de usar o produto, mas em toda a publicidade e propaganda para que o cliente sinta segurança e confiança.


Como começar a exportar se nem ao menos o cliente entende o nome do produto ou as características dele? Uma presença digital bilíngue aproxima o público-alvo, ao passo que sua ausência o afasta.


Como começar a exportar: Levantar informações do mercado alvo


A prospecção de mercado possibilita que a empresa consiga definir um perfil do seu cliente no exterior e que direcione seu marketing a esse público.

Essa etapa deve ser, inclusive, uma das primeiras e principais para os futuros exportadores, porém para que haja bons frutos é necessário fazê-la corretamente.


Vamos deixar aqui duas dicas importantes neste processo de internacionalização logo abaixo. Porém devido à sua complexidade e à falta de um departamento de marketing, algumas empresas optam pela terceirização dos serviços de prospecção e desenvolvimento de mercados com empresas que, além da experiência, possuem estrutura e recursos para a pesquisa de mercado através de levantamentos oficiais, inclusive com atuação presencial no país-alvo.


Vejam quais são as duas principais dicas que você deve seguir se está aprendendo a como começar a exportar:


Identificação do mercado


A pesquisa de mercado irá trazer informações como: qual a melhor maneira dos investimentos serem feitos, tanto para estratégias de marketing, quanto para o tipo de produto; tendências daquele mercado; média de preços dos concorrentes; verificação da logística – pois para determinados países a entrega deste produto poderá ter um alto valor; se há algum órgão regulador ou alguma exigência específica que contribua ou dificulte a inserção do seu produto no país, entre outras.


Conheça seu cliente


Definir o perfil do seu cliente no país também é um fator relevante, pois é preciso garantir que o seu produto chegará a esse público. Um investimento em um público errado ou desinteressado ocasionará em perda de tempo e recursos.


Como começar a exportar: Participar de feiras internacionais


A participação em feiras, se bem-preparada e analisada, certamente irá resultar em exportações recorrentes e prósperas. É importante inclusive para conhecer seus concorrentes.


Essa é sempre uma ótima oportunidade!




Para as empresas que estão iniciando no mercado internacional, participar de feiras internacionais (ou nacionais de projeção internacional) permite o seu primeiro contato com este mercado. Para o qual é fundamental uma pesquisa prévia antes de se aventurar. A presença neste local irá propiciar um contato mais próximo ao cliente, o que os meios digitais não conseguem superar, mesmo com videoconferências.


Atender com qualidade para garantir as próximas exportações


Todas as empresas buscam não apenas mais clientes, mas clientes com qualidade e, principalmente, com volume de compras.


Portanto, é necessário não focar e investir apenas na captação de novos clientes, mas também na fidelização dos clientes atuais, e para que isso aconteça é importante atendê-lo com qualidade em todas as etapas.


Não apenas do produto em si e do preço, mas dos materiais comerciais e técnicos, da entrega, e principalmente na facilidade de comunicação durante todo processo e no atendimento pós-vendas, para que o cliente sinta que trabalhar com a empresa exportadora foi uma boa experiência e que queira repeti-la e aumentá-la cada vez mais.


Terceirizar o departamento de exportação


Como podemos ver, as etapas de como começar a exportar exigem diversas frentes e esforços do exportador e, sem dúvida, focar no core business deve ser sempre o principal objetivo das companhias, pois elas precisam se atualizar e se desenvolver em tecnologia, em redução de custos, otimização de processos e muitas outras variáveis para tornar seu produto sempre mais atrativo e competitivo.


Para que o exportador possa focar no seu core business, a terceirização do departamento de exportação é um ótimo custo-benefício, pois eliminará do dia a dia da empresa a necessidade de se aprofundar e acompanhar todas as atualizações que a legislação aduaneira sofre diariamente, correndo o risco de descumprir alguma delas com quaisquer atividades ligadas às questões aduaneiras


A SC Vitola pode lhe ajudar nessa etapa e em toda prospecção para que você chegue aos mercados certos com o menor risco e maior sucesso, pois temos uma grande experiência e uma equipe dedicada e pronta para lhe atender.

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