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  • Writer's pictureKeila Vitola Druzian

Feiras Internacionais: como aproveitá-las ao máximo?




Negócios acontecem o tempo todo e o Comércio Exterior permite que isso ocorra de maneira remota ou presencial, mas as feiras internacionais são catalizadoras dessa reação e possibilitam aproximações de culturas, além de permitir que interesses em comum sejam discutidos em um determinado local.


Para o exportador, as feiras são a possibilidade de ganhar novos mercados e, para os importadores, elas são uma chance de diversificar.


O investimento para deslocar um colaborador à uma feira internacional é considerável, então o primeiro passo é entender se a empresa é realmente madura o suficiente para tomar essa iniciativa. Este texto irá entrar em detalhes nos pontos importantes nas etapas pré, durante e pós-feira. Fique ligado!


Por que visitar feiras internacionais?


Para empresas que não querem depender da receita do mercado local a exportação é uma excelente alternativa. Contudo, vender para o mercado externo não é tarefa simples: requer preparo, conhecimento e, principalmente, relacionamento.

Um vendedor internacional consegue prospectar clientes do Brasil, mas sem ter um contato direto, esse ciclo comercial pode levar anos até que aconteça.


Por outro lado, o Brasil é um país que precisa de produtos importados, seja por não ter parque tecnológico para produzir, seja por pecar em competitividade em algumas áreas.


Portanto, empresas que revendem ou produzem itens por aqui precisam de fornecedores de produtos acabados ou de matérias-primas para a manufatura. Para isso, é necessário um contato internacional de um fornecedor estrangeiro.


Em ambos os exemplos, esses atores podem se aproximar em uma visita internacional exclusiva, mas a participação em uma feira internacional pode fazer com que o investimento dessa ida seja diluído entre outras iniciativas ou outros negócios que possam vir a ser fechados.


Como encontrar feiras internacionais?


Existem portais especializados que reúnem os eventos internacionais previstos, como a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que é o órgão público que tem essa função multissetorial.


As associações e entidades de classe também divulgam eventos e feiras que acontecerão pelo mundo, tanto para quem vai comprar quanto para quem deseja vender.


Entidades representativas, como a ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos), costumam manter núcleos voltados ao Comércio Exterior, organizam as informações de agendas para feiras internacionais e disparam para os cadastrados em suas listas de informativos (newsletter).


As redes sociais são boas ferramentas de pesquisa para feiras, principalmente as mais conhecidas, que fazem propagandas no mundo todo com base na busca e no perfil do usuário.


Cuidados na escolha das feiras internacionais


Antes de despender energia e recursos para uma viagem internacional, é necessário entender se o público-alvo da sua empresa estará mesmo no evento. Além disso, precisa estar certo de que sua empresa atende aos requisitos legais para exportar para determinado país e se tem capacidade produtiva de atender à demanda.


Na importação, o mais importante de uma feira internacional é aproveitar a chance de saber se uma empresa realmente existe. Com a quantidade de golpes acontecendo todos os dias pela internet, todo cuidado é pouco!

Por fim, parece óbvio, mas não custa falar: é preciso ter cuidado com os itens pessoais, como PASSAPORTES, malas, telefones celulares, computadores ou qualquer objeto de valor, pois as feiras são bastante movimentadas e existem golpistas que se infiltram para furtar bens, inclusive em países considerados bastante seguros.


O que levar nas viagens e feiras?


A preparação para visitar feiras internacionais é certamente o que toma mais tempo de quem tem esse propósito. É necessário preparar itens básicos, itens promocionais e ter alguns cuidados pessoais, tais como os que veremos em seguida:


Itens básicos – seis meses a um ano antes


Passaporte, visto de negócios, comprovantes de vacinas e outros itens obrigatórios para embarcar com destino ao país em que a feira irá acontecer e suas conexões (por exemplo, quando um voo para o Japão fizer uma conexão nos EUA, você precisará do visto americano além do japonês).


Passagem e hospedagem – de seis até três meses antes


Algumas agências oferecem um pacote que contempla o ingresso para os eventos, já com o hotel, almoço e traslados. Esses costumam ser os mais caros e acabam rápido, mas também é a maneira mais cômoda de participar do evento, já que as agências parceiras da feira ficam com os hotéis mais próximos ao evento a preços especiais.


Hotéis próximos ao evento lotam bem antes da data de início da feira, então não deixe para a última hora.


Material promocional – dois meses antes


Dependendo da sua área, você terá que levar consigo material promocional da sua empresa, que pode ser em forma de brindes, cartões, folhetos ou outros. Pense em uma maneira de carregar isso durante o evento sem que seu conforto seja comprometido.


Excesso de material promocional costuma ser descartado no hotel quando o visitante prepara as malas para retornar ao seu país de origem. Portanto, nada de exageros, pois todo o trabalho que você teve para entrar com os brindes no país poderá ser em vão.


Enviar o catálogo por e-mail ou compartilhar por meio de um código QR são saídas mais modernas e que vêm sendo solicitadas por visitantes.


Amostras - dois meses antes


Em alguns setores é comum a distribuição de amostras nos eventos. Se você precisar levar muitas delas para distribuir, verifique com a alfândega local sobre a legislação para entrada desses produtos. Lembre-se, se for um produto orgânico a burocracia será maior, então leve apenas o necessário.


Produtos eletrônicos também chamam a atenção dos fiscais e rendem um bom chá-de-cadeira.



Como aproveitar as feiras internacionais?


O importante é focar: evite chegar à feira sem um objetivo bem definido. Pode ser que quem visite uma feira internacional separe algum tempo livre para visitar novos produtos ou simplesmente caminhar por alguns estandes. Contudo, isso não pode ser o seu principal objetivo.


Como a maioria das feiras divulga com antecedência quem serão os participantes, é necessário o mapeamento do evento, inclusive de forma geográfica, para que não se perca o foco em grandes exposições e deixe de cumprir algum compromisso.


O que fazer depois da feira internacional?


O passo seguinte à feira é muito importante, talvez tanto quanto a preparação para a feira ou o evento em si, porque nem sempre um negócio será fechado durante o encontro.


Por isso, é importante alinhar expectativas com o possível parceiro para entender o que o profissional que vai à feira precisa entregar.


Ao voltar para o Brasil, o profissional de Comércio Exterior terá muito trabalho atrasado, mas não poderá deixar de aproveitar ao máximo o pós-feira (fácil falar e difícil fazer, eu sei.. ☹. já sofri muito isso na pele e por isso mesmo sei que é importante!).


Poderá começar pelo envio de um e-mail de agradecimento, colocando em pauta o que foi discutido ou negociado para que não se perca com o passar dos dias, bem como fazer um acompanhamento contínuo até que os negócios de fato aconteçam, aumentem ou continuem por muito tempo.


E aí? Tem alguma dica que não tenhamos mencionado no texto? Compartilhe conosco nos comentários.

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