CHECKLIST PARA UMA OPERAÇÃO DE COMEX SEGURA
- Keila Vitola Druzian
- 17 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de abr. de 2021

Eu não canso de me surpreender com o comércio exterior...
Fazer checklists é uma maneira já difundida de mitigar riscos e evitar futuros problemas em tudo na vida, desde a compra de mercado. Mas como ter um checklist para operações tão complexas e dinâmicas quanto as de comércio exterior?
Eu era do tipo que faz checklists mentais, funcionava bem quando eu gerenciava menos operações. Se você tiver sorte, suas primeiras operações serão bastante repetitivas e previsíveis, mais ainda se os países forem sempre os mesmos. Porém adicione a essa equação: Países em outros continentes, novos fornecedores internacionais e uma pandemia! As possibilidades de problemas são multiplicadas por mil!
Após 11 anos nessa área, acabei de vivenciar 2 problemas inéditos, fruto das novas operações que tenho realizado, me arriscando cada vez mais no mundo de possibilidades que o COMEX traz. Então eu gostaria de compartilhar esse conhecimento com vocês e quem sabe também receber alguma informação de volta para melhorar meu checklist. 😊
Então, lá vai...
O que eu confiro quando recebo um pedido de compras do exterior (EXPORTAÇÃO):
O que eu confiro quando envio um pedido de compras para uma empresa estrangeira (IMPORTAÇÃO):
Ps. A escolha de profissionais sérios e experientes para auxiliar nos processos de comércio exterior é imprescindível para o sucesso da operação. Por isso peça indicação, faça operações pequenas com agentes novos, conheça pelo menos uma parte do processo para poder conferir o trabalho e compare preços. Já tive problema sério com empresas bastante grandes, então nem sempre o mais conhecido será uma boa opção.
Faça a distinção entre um agente de carga e o profissional de comércio exterior. Se você está começando a exportar/importar, você precisará de ambos. A SC Vitola funciona como um departamento de exportações terceirizado, e pode te auxiliar na gestão dos seus processos.
Comments